segunda-feira, 7 de abril de 2014

Surto de Sarampo

Surto de Sarampo

Está havendo casos de sarampo em nosso país, e, segundo a Organização Mundial de Saúde e Ministério da Saúde, a transmissão tem ocorrido através de pessoas não imunizadas que viajam ao exterior e retornam trazendo o vírus em sua oro-nasofaringe, disseminando-o de pessoa-a-pessoa através de secreções das vias respiratórias, principalmte em aeronaves, locais de trabalho, escolas, Shoppings centers e áreas de laser.
A OMS tem como preocupação o controle global da doença, mas ainda há regiões em nosso planeta em que o sarampo é considerado endêmico. Aglobalização facilita a rápida disseminação para aquelas regiões onde o sarampo já estava controlado. O Brasil sempre apresentou boa cobertura vacinal, mas casos importados reativaram a cadeia de transmissão colocando os sistemas de vigil ância em saúde em alerta.
A vacinação se torna de extrema importância, pois é a única maneira de romper a transmissibilidade e está indicada para pessoas que irão viajar e os contactantes. As estatísticas fornecidas pela Organização Mundial de Saúde confirmam um aumento global dos casos de sarampo de 2008 a 2011.

Informação atual sobre surtos de sarampo de acordo com a Organização Mundial de Saúde

Europa
Na França, mais de 7.500 casos têm sido reportados de Janeiro a Abril de 2011. Este número é semelhante ao total de casos notificados naquele país e durante todo o ano de 2010. Outros surtos importantes acontecem na Espanha (Andaluzia), Bélgica, Suíça, países da Europa Oriental e Turquia.
Alertas à exposição ao vírus do sarampo foram deflagrados na Austrália, Nova Zelândia, Canadá e Estados Unidos, após confirmação de surtos naqueles países. Recomendação de vacinação prévia a viagens para crianças foi reforçada nos Estados Unidos, onde transmissão ativa ocorre em diferentes estados como resultado da importação do vírus de outras regiões do mundo.
Casos também têm sido reportados de 38 outros países europeus Sérvia, Macedônia e Turquia. Mais de 10.000 casos e 4 mortes ocorreram em toda União Européia.
Africa
Nigeria: 29,871 casos suspeitos em 2011, 122 mortes. O Estado de Bauchi tem sido o mais afetado, com 17.300 casos, mas todo o país tem demonstrado atividade da doença. A República Democrática do Congo tembém tem casos de sarampo desde Agosto de 2010, sendo que em Janeiro e Fevereiro de 2011, houve mais de 16.000 casos suspeitos e 107 óbitos.
Em 2010 houve um surto na Argentina, com 06 casos de sarampo que entraram no Brasil através do Rio Grande do Sul. Pessoas que se dirigem aos Estados Unidos, devem receber a vacinação antes da viagem, pois há um rígido programa americano em se evitar novamente um surto devido a casos importados, como ocorreu no Estado de Ilinois em 2008.
Pessoas que viajam para a Europa, África, Ásia e Argentina têm sido fontes de casos importados de sarampo no Brasil, por isso todos os viajantes que entram e saem de nosso país devem ser vacinados. Também devem receber a vacina, contactantes destes viajantes, que não foram imunizados contra a doença, principalmente colegas de trabalho, familiares, estudantes.
O Ministério da Saúde recomenda a vacinação contra sarampo todas as pessoas que irão viajar e contactantes.
Crianças que receberam a vacinação de rotina aos 12 meses de idade estão protegidas até 04 a 06 anos. Maiores de 04 anos que não foram imunizadas com a dose de reforço devem receber a vacina. Adolescentes e adultos contactantes de pessoas que viajam também são grupos de risco e por isso têm indicação.

O Sarampo

Sarampo é uma doença infecto-contagiosa tranzmitida por virus Família Morbiliviridae, transmitido por via respiratória, de humano a humano (tosse, espirros, secreção ocular). Os virus podem pernmanecer ativos e contagiosos por mais de 02 h no ar ou em superfícies.
Pessoas com sarampo, usualmente apresentam exantema (rash cutâneo micropapular), febre alta, tosse coriza aquosa e lacrimejamento intenso, olhos avermelhados. São comuns complicações como diarréia, pneumonias graves e até encefalite aguda, principalmente em crianças e adultos malnutridos e imunodeprimidos(a deficiência de Vitamina A , AIDS, o tratamento do câncer são fatores de risco para as complicações).

Informação sobre a Vacina

A vacina empregada no mundo todo é tríplice (contém vírus atenuados do sarampo, caxumba e rubéola), segura e efetiva desde 1970. Apresenta baixa incidência de eventos adversos, mais comuns na primeira dose em crianças pequenas: febre e dores articulares. A vacina não tem correlação com o autismo, como se conjecturou há tempos atrás, sendo esta hipótese descartada através de estudos clínicos.

Doses

- Crianças até 6 anos de idade: 1ª dose aos 12 meses e reforço entre 4 e 6 anos.
- Crianças maiores de 7 anos e adolescentes até 19 anos**: aplicar uma dose da vacina tríplice viral na visita ao posto de vacinação e uma segunda de 28 a 30 dias.
- Adultos entre 20 e 59 anos**: aplicar uma dose da vacina tríplice viral na visita ao posto de vacinação, para as pessoas nascidas a partir de 1960.
*SCR: Sarampo, Caxumba e Rubéola.
**Para indivíduos sem comprovação de vacinação anterior, sempre estão indicadas 02 doses, com intervalo de 28 dias a 30 dias após.
Mais informações
CVE - Centro de Vigilância Epidemiológica
Center of Diseases Control and Prevention - Measles (Rubeola) (CDC Health Information for International Travel 2010)
Boletim Epidemiológico Organização Mundial de Saude - OMS
Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário